???Uma das estratégias dentro do Marketing Digital é a mídia paga. O procedimento consiste em proporcionar oportunidades de colocar a sua marca diante do seu público e aumentar cada vez mais o seu número de clientes.
No artigo de hoje vamos falar sobre os principais canais para investir em mídia paga e ter uma melhor performance, tanto B2B quanto B2C.
O que é mídia paga?
A mídia paga tornou-se uma das soluções mais eficazes dentro das estratégias de marketing digital. Ao aumentar sua visibilidade, ela proporciona muitas oportunidades de colocar sua marca diante do seu público e cada estratégia apresenta um propósito e objetivos específicos, seja tornar a marca conhecida, aumentar as vendas, fidelizar o público, entre outros.
Entenda um pouco mais sobre a mídia paga e como ela pode ajudar o seu e-commerce e aumentar cada vez mais o seu número de clientes.
Diferença entre mídia orgânica e paga
A mídia orgânica tem como objetivo aumentar o engajamento da sua marca de forma gratuita, mas para que isso aconteça é necessário tempo e experiência para criar conteúdo de qualidade que alimentará a imagem da empresa, como blog e redes sociais. A mídia orgânica explora a capacidade que a marca ou empresa possui de gerar engajamento e despertar de forma espontânea do público o interesse de compartilhar o conteúdo, opinar e até oferecer feedback do produto/ serviço.
Por outro lado, a mídia paga exige um investimento por parte do anunciante. Tendo como base pagamentos pela exposição da marca, aumentado o alcance e a performance, ou seja, foram desenvolvidos mecanismos para medir o alcance dos anúncios da mídia paga. Além disso, o anunciante determina o valor a ser investido de acordo com as suas necessidades, possibilidades e periodicidade.
É de suma importância que a mídia paga e orgânica caminhem lado a lado, sempre observando como um todo, já que pagar pelos anúncios, aparentemente, gera um retorno mais rápido, entretanto implica em uma série de regras como leilões em links patrocinados, que acabam sendo considerados voláteis. Por essa razão é imprescindível a convergência e atenção.
Por que investir em mídia paga?
Aumento da visibilidade
Anúncios online permitem que mais pessoas conheçam a marca quando fizerem pesquisas nos buscadores, visitem um site, assistam um vídeo ou acessem uma rede social.
Investimento flexível e com resultados rápidos
Os investimentos em mídia paga costumam ser flexíveis, podendo começar aos poucos. A vantagem é que mesmo com pouco dinheiro é possível ver o anúncio publicado em poucas horas.
Maior possibilidade de segmentação
Quando se possui um anúncio específico para um público há maiores chances de venda. Ao especificar o seu público alvo para alguma ferramenta, o anúncio tende a ser visto por uma porcentagem de pessoas que tem um possível interesse no que está sendo ofertado, seja um produto ou serviço.
Gerar tráfego e aumentar as vendas
Reforçando o tópico anterior, todo e qualquer anúncio online é clicável, ou seja, pode ser visto e acessado por pessoas de qualquer lugar do mundo.
As duas principais mídias pagas da web
Google Adwords
Plataforma conhecida como Google Ads em que o anunciante é cobrado por clique em seu anúncio, esses ficam localizados acima, ou seja, entre os três primeiros links da página de pesquisa ou ao dos resultados de pesquisa.
Como vários anunciantes podem utilizar a mesma palavra-chave, a posição do anúncio é definida da seguinte forma:
Classificação do anúncio = CPC máximo X Índice de qualidade
O índice de qualidade é definido pelo histórico de desempenho do buscador: sua taxa de cliques (CTR), o histórico da palavra-chave vinculada ao anúncio, a relevância do texto do anúncio, a qualidade da página de destino, entre outros fatores de relevância.
Sempre lembrando que, o Google entrega o conteúdo com uma relação mais estreita com o que foi pesquisado e para que se tenha uma visão geral de retorno o anunciante conta com um painel contendo todas as informações relevantes para fazer uma análise profunda da sua campanha Adwords, que ajuda a aperfeiçoar cada vez mais a sua estratégia.
Facebook Ads
Semelhante ao Google Ads, o Facebook Ads é um dos mais utilizados e também tendo uma boa taxa de retorno. Tem como objetivo anunciar nas redes sociais, Facebook e Instagram, em que o anunciante determina o valor do investimento.
Uma das principais vantagens é segmentar de acordo com as preferências do usuário, onde mora, entre outros fatores. Toda a abrangência é mensurável e a campanha pode ser acompanhada de perto através do painel de indicativos.
São 6 tipos de anúncios principais, sendo eles:
Curtidas de página: são anúncios com objetivo de aumentar a sua base de usuários que curtem a página, estimulando-os a curtir a fanpage;
Envolvimento de publicação de página: permite que a marca seja impulsionada de acordo com as publicações, que vão chegar de forma sugerida aos usuários, aumentando assim o seu número de curtidas/comentários/compartilhamentos;
Cliques no site: direciona o usuário para o seu website;
Instalações do aplicativo: estimula os usuários a instalar uma aplicação, seja dentro do facebook ou fora
Conversões no site: foco em conversões, e não nos acessos e cliques;
Envolvimento com o aplicativo: são anúncios com intuito de gerar mais atividades e conversões no aplicativo.
Como no Google Ads, é imprescindível ter uma boa estratégia e objetivos definidos, a performance da sua campanha não depende unicamente do valor investido e sim da qualidade e adequação do que é ofertado no canal.